DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

UPA Santo Amaro está em novo endereço e atendimento ampliado

Foi aberta ao público no dia 20 de junho, as novas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Amaro na rua promotor Gabriel Netuzzi Perez, 41, a cerca de 500 metros do antigo endereço. No dia anterior, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal Luiz Carlos Zamarco (Saúde) inauguraram a unidade, ao lado dos vereadores Rodrigo Goulart, Marcelo Messias e Janaína Lima, e da subprefeita de Santo Amaro, Thamyris Nagell.

A UPA estava desde 2018, alocada em um prédio de dois mil metros quadrados, realizando 20 mil atendimentos mensais, 24 horas por dia, com uma equipe de 420 funcionários. Entretanto, o espaço limitava o trabalho na unidade, com salas apertadas, com especialidades num mesmo ambiente e somente 30 leitos hospitalares.

Já a nova unidade seguirá atendendo 24 horas, mas em um prédio de três mil metros quadrados, com 40 leitos, 620 funcionários e capacidade para até 30 mil atendimentos mensais. 

“Com as novas instalações, a UPA Santo Amaro irá melhorar o atendimento à população. A unidade está com nova infraestrutura, consultórios mais amplos, espaço maior para acomodar os pacientes e aumento no número de profissionais”, afirmou a subprefeita Thamyris.

A UPA também terá um laboratório que dispõe de equipamentos compactos e automatizados, denominado de “miniLab”, o que permitirá a realização de exames na própria unidade. De acordo com o secretário Zamarco, com o “miniLab” os resultados de exames poderão ficar prontos em até 20 minutos.

Por seu lado, o dr. Alexandre Dias de Castro, gerente médico da UPA, disse que agora ela contará com a especialidade cirurgia geral 24 horas, realizando atendimentos que antes eram feitos em parceria entre clínica médica e ortopedia. “Com isso, a gente centraliza em um profissional mais capacitado”, explicou o gerente.

O investimento na nova UPA Santo Amaro foi de R$ 5.610.721,35 e o seu custeio mensal de operação será de R$ 4.266.482,00. A gestão da unidade está a cargo da Organização Social Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

 

Comente Aqui