A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue realizando as ações de “Mobilização de Prevenção e Combate à Dengue e Demais Arboviroses: Não Deixe a Dengue Entrar!”, que ocorrem até o dia 29 deste mês.
Com foco na proteção da saúde pública e na redução dos impactos da dengue e outras arboviroses, a mobilização busca engajar a população e ampliar as práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as regiões da capital, que também integrou a Semana Estadual de Mobilização Social Contra o Mosquito Aedes Aegypti, promovida em parceria entre o Estado e os municípios, do dia 11 a 14, em ações casa a casa junto às áreas de abrangência das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) da capital.
A partir de hoje, dia 18, mais de 12 mil agentes de saúde — incluindo agentes comunitários e agentes de combate a endemias — percorrem bairros e comunidades, realizando visitas casa a casa, orientando moradores e eliminando possíveis criadouros do mosquito em áreas de abrangência das Uvis e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
A ação tem como objetivo preparar o município para a sazonalidade de 2025 e reforçar a importância das práticas preventivas contra o Aedes aegypti e da proteção à saúde coletiva, buscando reduzir os riscos e o impacto dessas doenças na população.
A SMS também atua em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), promovendo atividades educativas nas escolas para sensibilizar crianças, adolescentes e educadores sobre o combate ao mosquito.
Neste dia 18, é realizado o Dia H da Hidratação, com atividades que ressaltam a importância de manter a hidratação, especialmente em períodos de calor intenso, como forma de auxiliar na prevenção de complicações da dengue.
A mobilização atinge seu ponto alto no Dia D, que ocorrerá em 23 de novembro. Neste dia, todas as UBS’s da cidade estarão abertas para vacinação contra a dengue de crianças e adolescentes elegíveis.
Além disso, equipes de saúde organizarão atividades de conscientização em pontos de grande circulação, com stands que expõem as técnicas e equipamentos utilizados no combate ao Aedes aegypti e materiais educativos para a população.
VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE
A SMS segue com a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas UBS’s. Para se vacinar, o público deve comparecer às UBS’s durante a semana ou às AMA’s/UBS’s Integradas aos sábados, com documento de identidade, comprovante de residência ou escolar e acompanhado de um responsável legal.
Comente Aqui