A Stone, fintech de meios de pagamento, em parceria com a São Paulo Transportes (SPTrans), participou no dia 12 de setembro, do lançamento do projeto piloto de modernização da cobrança de tarifas no transporte coletivo por ônibus.
A princípio, duzentos veículos de 12 linhas / empresas vão utilizar a tecnologia NFC (por proximidade) para realizar transações via crédito e débito das bandeiras Credicard e Visa. Esta primeira fase impacta cerca de 2,9 milhões de passageiros por mês.
“Esse projeto conjunto com a Prefeitura trará mais agilidade aos usuários de transporte público da cidade”, aponta Rodrigo Reif, diretor de Parcerias e Vendas da Stone Co.
O funcionamento do programa começa nesta segunda-feira, 16 de setembro, e a escolha das linhas foi feita com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade, além de terminais, estações de metrô e avenidas com grande fluxo.
Além de aceitar cartões (nacionais e internacionais) de crédito, débito e pré-pagos, a tecnologia também aceita dispositivos como smartphones e smartwatches. Para utilizar esse sistema é preciso ter a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC), ou seja, aproximar o cartão do validador, assim como se faz com o Bilhete Único. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.
O projeto tem duração de três meses, ou até que seja atingido o limite pré-definido de 500 mil transações.
Linhas da região atendidas pelo novo sistema, nesta fase
675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara (122.410 passageiros);
807M/10 Terminal Campo Limpo – Shopping Morumbi (325.956 passageiros);
5129/10 Jardim Miriam – Terminal Guarapiranga (378.006 passageiros);
5129/41 Jardim Miriam – Santo Amaro (133.493 passageiros);
6030/10 Unisa Campus – Terminal Santo Amaro (317.436 passageiros).
Comente Aqui