Com base nas previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), que indicam queda nas temperaturas desses dias, a Prefeitura de São Paulo iniciou as ações de acolhimento à pessoas em situação de rua.
Entre 18h e 0h, dez tendas de atendimento instaladas em diferentes pontos estratégicos da cidade, oferecem sopa, chocolate quente, pão, chá e água, cobertores e vacinas contra Covid e gripe.
De acordo com a previsão do CGE, as máximas não devem superar os 21°C e as mínimas, especialmente à noite, ficam em torno dos 13°C. As ações estão previstas no âmbito da Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023, em vigência desde o último dia 30 de abril.
As pessoas que aceitarem acolhimento e encaminhamento para vagas contratadas pela administração municipal em centros de acolhida, hotéis, núcleos de convivência e centros esportivos, cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), que funcionam como equipamentos emergenciais, são transportadas em 13 vans da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e em ônibus cedidos pela SPTrans (São Paulo Transportes).
A Prefeitura informa que esses serviços estão espalhados por toda a cidade e estão preparados para receber públicos específicos – pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. Os locais oferecem espaços de pernoite com oferta de banho, jantar e café da manhã.
Por meio da Central 156 (ligação gratuita), a população pode ajudar as pessoas em situação de rua, solicitando uma abordagem social. O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, indicando um número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.
A Assistência Social possui, atualmente, 353 serviços de acolhimento com pernoite para as pessoas em situação de rua em toda a cidade, que totalizam mais de 24 mil vagas.
Comente Aqui