Por meio da SPObras (empresa de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras), a Prefeitura de São Paulo realizará obras de recuperação da estrutura já existente e duplicará a ponte Interlagos / Jurubatuba, também conhecida como ponte Avon, sobre o rio Jurubatuba, no extremo Sul paulistano.
Atualmente, a ponte possui duas vias independentes, sendo a mais antiga com cerca de cem metros de extensão e sete de largura, que segue no sentido bairro-centro com duas faixas de circulação de veículos, sendo uma exclusiva para os ônibus. A segunda ponte, inaugurada em 2008 ao lado da primeira, conta com via que segue sentido centro-bairro, com 230 metros de extensão, vão central de cem metros e 14 metros de largura.
Com o passar do tempo e o aumento do fluxo de veículos, também devido ao crescimento constante da região, a ponte Interlagos começou a ser palco de afunilamento do tráfego, no sentido bairro-centro, e da consequente morosidade do trânsito no local.
De acordo com a SPObras, o projeto de reforma e duplicação da ponte Interlagos / Jurubatuba inclui a construção de uma nova ponte com três faixas, além da manutenção das duas pontes já existentes, totalizando oito faixas de tráfego, sendo quatro em cada sentido, mantendo as faixas da direita exclusivas para ônibus.
A empresa informou que os trabalhos já começaram pela recuperação e reforço estrutural das atuais pontes, concentrando-se na parte inferior das mesmas, sem impactar o trânsito local. Quando os trabalhos avançarem para a parte superior das pontes serão realizadas interdições parciais, contudo, no período noturno, para abrandar os impactos no tráfego.
A execução desses serviços seguirá um Termo de Permissão de Ocupação de Vias (TPOV) estabelecido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo a Prefeitura, a conclusão das obras está prevista para fevereiro de 2026 e deverá beneficiar 1,3 milhão de pessoas, direta e indiretamente.
Comente Aqui