Nos dias 27 e 28 de novembro e 4, 6 e 9 de dezembro, das 9h às 16h, o Programa Tem Saída e as unidades móveis do Cate e da Ade Sampa, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, estarão presentes nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
A iniciativa faz parte da campanha anual de conscientização sobre as diversas formas de violência contra mulheres e meninas. A ação ocorre nas unidades da Casa da Mulher e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece suporte a mulheres em situação de violência doméstica e familiar e da Coordenação de Políticas para Mulheres, que realizará oficinas focadas em empreendedorismo.
“Unir empregabilidade e empreendedorismo ao enfrentamento da violência é essencial para garantir que as mulheres tenham as ferramentas necessárias para reconstruir suas vidas com autonomia e dignidade”, afirma a secretaria municipal Eunice Prudente (Desenvolvimento Econômico e Trabalho).
Por meio do Cate é possível se candidatar a vagas de emprego, receber orientações sobre como elaborar currículos, utilizar a carteira digital de trabalho ou acessar o Portal Cate, que oferece mais de trezentos cursos gratuitos com certificação em áreas de alta demanda na capital.
Para aquelas que desejam empreender ou já possuem seu negócio próprio, a equipe da Ade Sampa estará disponível para oferecer suporte técnico, esclarecer dúvidas sobre microcrédito, formalização como MEI (Microempreendedor Individual), regularização de pendências e informações sobre os programas de apoio ao empreendedor, como a rede de coworking Teia, Cred Sampa, Sampa Cast e outras.
Já o Programa Tem Saída oferecerá apoio especializado para mulheres em situação de violência, com informações sobre como acessar serviços de acolhimento e orientação jurídica.
No dia 27 de novembro, os serviços serão oferecidos na Casa da Mulher de Itaquera, localizada à rua Ibiajara, 495, bairro Itaquera, e no dia 28, na Casa da Mulher de Cachoeirinha, que fica na avenida deputado Emílio Carlos, 3460, bairro Limão.
A unidade da Capela do Socorro, situada na rua prof. Oscar Barreto Filho, 350, no Parque América, distrito de Grajaú, recebe os profissionais do Cate e da Ade Sampa no dia 4 de dezembro, quando as mulheres poderão participar da oficina de bordado em Vagonite e pintura.
No dia 6 de dezembro as atividades acontecem na Casa da Mulher – 25 de Março, na rua Melo Palheta, 32, bairro Água Branca. Finalizando o evento, no dia 9 de dezembro, a equipe do Cate e da Ade Sampa se dirigem para a unidade de Perus, na rua Aurora Boreal, 43, bairro Vila Perus.
Todas as oficinas serão realizadas pela Coordenação de Políticas para Mulheres e as equipes das Casas da Mulher.
Durante todos os dias, o horário de atendimento das unidades Móveis do Cate será das 9h às 16h. Para a maior parte dos serviços, é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser a digital). O atendimento para vagas de emprego ocorre por meio de senhas.
Comente Aqui