No sábado, 8 de junho, o prefeito Ricardo Nunes visitou a 7ª edição do Inclui Sampa nos Bairros, que aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, no extremo Sul paulistano.
A ação da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), envolve diversas pastas da gestão municipal e oferece um mutirão de mais de 45 serviços gratuitos nas áreas da saúde, transporte e assistência social, entre outras, para pessoas com deficiência. Em Parelheiros foram realizados dois mil atendimentos e o evento reuniu cerca de mil pessoas, segundo a SMPED.
“É uma atividade que geralmente acontece nos prédios dos nossos CEU’s, que têm infraestrutura para oferecer vários serviços para as pessoas com deficiência. E vamos levar essas ações para todos os cantos da cidade”, disse o prefeito durante a visita, ao lado de secretários, do vereador Marcelo Messias, do subprefeito Marco Furchi, de Parelheiros, e do ex-parlamentar Antonio Goulart.
No mutirão, realizado pela SMPED em parceria com a AACD, foi possível tirar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), deixar currículos, tomar vacina e fazer a manutenção na Paraoficina Móvel (um veículo Van) em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como bengalas, muletas e andadores, entre outros serviços.
A aposentada Ana Paula Dias dos Santos, 51 anos, foi ao evento para arrumar a cadeira manual que ela usa em casa. “Precisava trocar o assento e umas peças. O atendimento é muito bom. Vou aproveitar e também atualizar meu cadastro na Cohab”, disse Ana Paula.
Na Paraoficina Móvel cada pessoa que chegava recebia uma avaliação inicial dos técnicos, que também realizavam limpeza e reparos simples.
A SMPED também foi responsável pela emissão da Ciptea, que possui a finalidade de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com TEA e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados.
Já a Supervisão de Gestão de Pessoas (SGP) da SMPED captou currículos de estudantes com deficiência do Ensino Médio ou Superior para destinar às secretarias municipais para entrevistas e possíveis contratações.
Foram disponibilizadas cem vagas de trabalho destinadas a pessoas com deficiência pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
A dona de casa Elisangela F. da Silva Severo, 41 anos, pretendia conseguir um emprego no Inclui Sampa. “É a minha primeira vez aqui e tomara que dê certo. Estou desempregada desde dezembro, tenho experiência em atendimento ao público e preciso trabalhar”, conta a munícipe que é portadora de uma síndrome que atrofia nervos e tendões, desde os 7 anos.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por sua vez, fez atendimentos relacionados ao CadÚnico (inserção e atualização) e orientações sobre os programas Bolsa Família e Renda Mínima.
Com mais de dez serviços, a Secretaria Municipal da Saúde realizou multivacinação, auriculoterapia, alongamento, testagem em IST, saúde bucal, caminho sensorial, orientação nutricional, informações para aquisição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, entre outros.
Ainda outros serviços
A SPTrans e a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) orientaram e receberam documentação para o Bilhete Único para pessoas com deficiência e do Atende+.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recebeu documentos e deu orientação sobre autorização para credencial de idoso, cartão Defis e isenção de rodízio para pessoas com deficiência.
Outras secretarias também prestaram serviços, como a de Cultura, de Esportes e Lazer, de Direitos Humanos e Cidadania e de Turismo, por exemplo, além da Polícia Civil que efetuou a emissão da primeira via do RG a menores de idade ou renovação para pessoas com deficiência. Os presentes no Inclui Sampa também puderam ter acesso a serviços de corte de cabelo, design de sobrancelha, tranças e esmaltação.
O Inclui Sampa nos Bairros já percorreu as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste e as edições somam, juntas, mais de 13 mil atendimentos e em torno de 10 mil pessoas presentes nos eventos.
Foto: GILDSON DI SOUZA – SECOM E CÉLIO SILVA – “NOTÍCIAS’
Comente Aqui