Foi celebrada na manhã de 28 de maio, Domingo de Pentecostes, missa especial pelos 52 anos de fundação do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima, a chamada ‘Escola do Frei’, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Vila Friburgo, região da Capela do Socorro.
O Instituto Social é uma entidade filantrópica, idealizada por frei Ambrogio Fornasiero, mais conhecido por frei Xavier, da Ordem Franciscana, que em 1968 planejou a criação de uma entidade de assistência social para atendimento a pessoas carentes da região de Veleiros, na Capela do Socorro, onda havia construído a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Em 1971, foi implantada a sua primeira obra social, a Creche Nossa Senhora de Fátima, e depois, em 1979, em terreno contíguo à igreja, foi fundada a Escola Profissional Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de atender adolescentes e jovens carentes da região.
CERIMÔNIA E COMEMORAÇÃO
A missa especial contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, amigo de longa data do frei e que, como empresário e depois vereador, procurou colaborar com a obra social do religioso. Além de assessores do prefeito e de Maria Lucia Ferrari, do Serviço de Assistência Social (SAS) da Capela do Socorro, também estiveram presentes diretores, professores, ex-colaboradores e ex-alunos do instituto, e o público em geral.
A missa foi ministrada pelo próprio frei Xavier, pároco da Santa Rita. Durante a celebração foi apresentado um vídeo institucional sobre a ‘Escola do Frei’.
Bastante emocionado, frei Xavier se referiu ao Instituto Social como um “trabalho de meio século feito por amor, sem interesse nenhum, a não ser ajudar o semelhante”. Agradeceu a todos que colaboraram para o desenvolvimento da entidade durante os 52 anos, inclusive a Ricardo Nunes, e disse que “se não fosse por essas pessoas o instituto teria fechado há mais de vinte anos”.
Depois, a dirigente Teresa Barradas, do Instituto Social, falando ao público, agradeceu ao frei Xavier “pela idealização e por sua perseverança nesses 52 anos do Instituto Social”.
“Esse trabalho do instituto é uma das obras sociais que mais tem relação com a minha vida. Me lembro que fiz curso de datilografia nele. Tenho orgulho de poder ser amigo do frei, de poder ter participado desse processo e de poder estar aqui hoje, vendo o frei saudável. Quando a gente fala em 52 anos do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima não tem como não falar do frei Xavier”, declarou o prefeito Nunes ao “Notícias”.
Já o frei Xavier destacou a importância da união da comunidade em torno do seu trabalho social, como também o apoio dos órgãos de imprensa locais, como o “Notícias da Região”, ou o “Jornal do Pedrinho”, segundo o frei.
Comente Aqui