Como parte das ações de revitalização, o rio Pinheiros recebeu em suas margens 1,8 mil mudas da espécie palmeira jerivá (Syagrus romanzoffiana). A ação idealizada pela Farah Service com o apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), foi realizada ao longo de 23 quilômetros nas margens do rio, na Ciclovia Franco Montoro e no Parque Linear Bruno Covas.
De acordo com a Sabesp, a iniciativa tem o objetivo de preservar e melhorar o entorno do rio. A bacia do Pinheiros já recebeu da companhia R$ 1,7 bilhão em obras de saneamento dentro do programa Novo Rio Pinheiros.
“A Sabesp atuou e segue atuando em várias frentes para a recuperação do rio Pinheiros com objetivo de integrá-lo à cidade e ao dia a dia dos seus moradores. Além dos trabalhos específicos de expansão de redes de coleta e tratamento de esgoto, a companhia investe na revitalização das suas margens com a recuperação do solo e o resgate da biodiversidade local”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.
Sobre a palmeira jerivá, ela é uma espécie nativa de diversos biomas brasileiros e pode chegar a 20 metros de altura. A espécie foi escolhida por ser uma palmeira de muito valor ecológico e ornamental, proporcionando ao ambiente uma beleza natural, além de ser muito utilizada em projetos paisagísticos de revitalização de áreas urbanas.
Já o programa Novo Rio Pinheiros conectou 650 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto, 22% acima da meta original de 533 mil domicílios, segundo a Sabesp.
O Novo Rio Pinheiros é um programa do governo do Estado de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que visa a despoluição do rio e sua integração ao cotidiano da cidade.
Foto: DIVULGAÇÃO
Comente Aqui