DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Fábricas de Cultura apresentam circuito de shows

As Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – promovem a 1ª edição do  Mit Fest, voltado à indústria da música, inovação e tecnologia, o FestCiMM 2024 – Festival Internacional de Cinema no Meio do Mundo e outras atrações. Toda a programação é gratuita.

A cantora Fabiana Cozza (FOTO), uma das referências atuais do samba, leva o show “Dos Santos” para três unidades das Fábricas de Cultura. A artista se apresenta na unidade Jardim São Luiz no dia 16, sexta, às 20h.

Os frequentadores da Fábrica de Cultura Jardim São Luiz também podem participar de eventos focados na fotografia e cinema, em agosto. O Núcleo de Moda – formação aprofundada em moda, da unidade – promove a exposição “Sonhos” com trabalhos do fotógrafo Vxldinei, e aberta de 6 a 23/08, terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 9h às 17h. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer retratos e outros detalhes que ele registrou durante “Sonhos”, desfile de encerramento do 1º ano de curso dos alunos, realizado durante o evento “Troca de Saberes”.

Para destacar a resistência da população originária, celebrada no Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, a unidade Jardim São Luiz exibe o filme “Ta’Ho” em 13/08, às 9h30, e com tradução em Libras. O documentário foi desenvolvido por indígenas da Takua Ju Mirim, aldeia localizada na região de Engenheiro Marsilac, no extremo Sul paulistano. Após a sessão, o diretor e roteirista, Júlio Guató, junto a atriz Letícia Oliveira, aborda como essa produção audiovisual destaca a cultura Guarani M’bya por meio da dança xondaro e a importância de mestres como o pajé e o cacique.

As culturas nordestinas presentes na dança, na música e no teatro se encontram no “Festival Nordeste Aqui” da Fábrica de Cultura Capão Redondo, programado para a segunda quinzena de agosto e com tradução em Libras.

No dia 20, das 14h30 às 16h30, o grupo Espírito de Zumbi faz a vivência “Pés que andam nos passos do corpo que dança” a partir do maculelê, puxada de rede, capoeira, ciranda e samba de coco, danças brasileiras que contam historias pelos movimentos, ritmos dos tambores e cantos.

Outra atração do “Nordeste Aqui” é o Bando Trapos, grupo teatral com “Pirajussara – vozes à margem” no dia 21, quarta-feira, das 15h às 16h. Dirigida pelo multiartista cearense Cleydson Catarina, a peça se volta para histórias dos moradores do bairro Campo Limpo, em São Paulo, e da cidade de Taboão da Serra, refletindo sobre os rios urbanos por meio da figura de Pirajussara, uma mulher-rio que cruza cidades.

E o samba de roda com Nega Duda, de São Francisco do Conde, cidade do Recôncavo Baiano, fecha o festival no dia 24, sábado, a partir das 20h. O show exalta os orixás, a capoeira e a rica culinária baiana.

A Fábrica de Cultura Jardim São Luiz fica na rua Antônio Ramos Rosa, 651. Telefone (11) 5510-5530. Já a Fábrica de Cultura Capão Redondo fica na rua Bacia de São Francisco, s/nº, bairro Conjunto Habitacional Jardim São Bento. Telefone (11) 5822-5240.

Comente Aqui