No Colégio Humboldt, referência de escola alemã no Brasil, localizada no bairro de Veleiros, na Capela do Socorro, zona Sul paulistana, cinquenta estudantes do 11º ano do Ensino Médio (equivalente ao 2º ano do Ensino Médio) terão a oportunidade de vivenciar uma experiência profissional, in loco, de cinco dias, por meio da 24ª edição do “Projeto Trabalho”.
A iniciativa consiste em uma parceria do Humboldt com companhias que oferecem aos alunos a oportunidade de conhecerem a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional das empresas no próprio ambiente profissional, e ainda terem a oportunidade de networking.
O projeto acontece de 2 a 6 de outubro e contará com a participação de grandes empresas, como Bayer, Leschaco, Logwin, FIA, Tozzini e Freire e Clínica Santa Isabella, entre outras.
“Esse projeto traz aos alunos um pouco da realidade tanto do mercado quanto das relações de trabalho. Também faz com que eles entendam a importância das competências socioemocionais e de como exercê-las no ambiente profissional”, diz Talita Marcilia, coordenadora do Ensino Médio do Colégio Humboldt.
Essas empresas, muitas vezes, são indicadas pelos próprios alunos, que buscam a vaga que querem, e também pelas famílias. Durante essa semana profissional, os alunos participarão do cotidiano das empresas como se realmente trabalhassem lá, colaborando com os funcionários em suas tarefas diárias, de modo que vivenciem as áreas que mais têm interesse em cursar na universidade.
Segundo o Humboldt, essa ação faz parte de uma das frentes do colégio, que é preparar seus alunos para o futuro. “Vivenciar o dia a dia de uma organização é uma das formas de provocar nos jovens reflexões sobre suas escolhas e carreiras profissionais”, explica a escola.
Comente Aqui