DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Dez dicas para um sorriso perfeito, segundo a dra. Juliana

A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral, e manter um sorriso radiante requer mais do que visitas esporádicas ao dentista. Juliana Daltro (fotos), implantodontista e periodontista, destaca a importância de hábitos diários e preventivos para evitar cáries, doenças gengivais e outros problemas.

Confira as dicas essenciais preparadas pela dra. Juliana:

 

1 – O básico e mais importante: higiene adequada. A recomendação é para a escovação diária dos dentes após cada refeição e antes de dormir, ou ao menos duas vezes ao dia. O tempo dedicado à escovação também é importante, sendo necessário, no mínimo, dois minutos para limpar todas as áreas, inclusive as mais difíceis. A escovação deve ser feita com um creme dental com flúor e a escova de dente deve ser trocada a cada três ou quatro meses.

 

2 – Use o fio dental.  Uso do fio ou fita dental, diariamente, para auxiliar na remoção da placa bacteriana e dos restos de alimentos entre os dentes, onde a escova não alcança. Usar, pelo menos, duas vezes ao dia, sendo indispensável antes de dormir.

 

3 – Limite o consumo de açúcar. As bactérias que moram dentro da boca se alimentam dos restos de alimentos que ficam nos dentes. Quando elas “atacam” o açúcar ingerido, o resultado é uma acidez que em contato com o esmalte do dente acaba causando um processo de corrosão, uma incômoda dorzinha e a formação de cárie.

 

4 – Cuidado com o excesso de alimentos ácidos. Frutas cítricas, tomates e vinagres podem enfraquecer o esmalte dos dentes. Isso pode causar desmineralização e sensibilidade dental.

 

5 – Fuja do tabagismo. Fumar contribui para o amarelamento, acelera o envelhecimento do esmalte e pode causar a perda irreversível dos dentes.

 

6 – Água fluoretada. Tomar água com o teor adequado de flúor auxilia o indivíduo na prevenção da cárie. O flúor, em teores recomendados (entre 0,6 a 0,8 miligramas por litro de água), evita doenças como a cárie e reduz a incidência de dentes perdidos e obturados. A utilização da substância na água é feita pela Sabesp desde a década de 1980, segundo a própria companhia.

 

7 – Diminua o consumo do cafezinho. Café, chá e vinho tinto podem manchar os dentes. Consuma com moderação e sempre enxágue a boca com água após o consumo para minimizar os efeitos.

 

8 – Evite alimentos que sejam resistentes à mastigação. Os alimentos “duros”, como balas, pirulitos duros, milho de pipoca, torresmo ou mesmo gelo, podem quebrar ou lascar os dentes.

 

9 – Informe-se com os profissionais. Não use qualquer produto ou faça qualquer alteração nos seus dentes antes de ter uma avaliação profissional. Cada indivíduo pode reagir de um jeito diferente a determinado procedimento.

 

10 – Sempre que necessário, agende a sua profilaxia dental (“limpeza profissional”). Profilaxia dental é a limpeza feita periodicamente com o profissional dentista. É um tratamento preventivo que permite a remoção de tártaros e das placas bacterianas, prevenindo inflamações e doenças nos dentes e na gengiva, além de permitir um sorriso mais bonito, já que resulta em dentes mais brancos e gengiva com aspecto saudável.

 

Por fim, a dra. Juliana destaca que a odontologia está em constante evolução, introduzindo novos materiais e métodos que tornam tratamentos como a profilaxia dental menos incômodos e mais eficientes.

EMS (Electro Medical System), por exemplo, desenvolveu o Protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy), um tratamento de profilaxia dental que evita o desconforto típico desses procedimentos. Este protocolo de oito etapas usa tecnologia avançada, como o equipamento AirFlow®, que combina água morna, ar e pó de eritritol, mais eficiente, para uma remoção eficaz e suave do biofilme dental. Para outras informações, acessar as clínicas certificadas através do GBT Finder e mais detalhes no GBT Passo a Passo.

A dra. Juliana Daltro é especialista em periodontia, certificada pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) da Bahia, e em implantodontia pela Escola Baiana de Odontologia (EBMS). É pós-graduada em cirurgia plástica periodontal e peri-implantar pelos institutos Grupo de Plástica Perio-Implantar e Proimperio, onde também atua como professora.

 

Comente Aqui