Na ladeira entre a rua Alziro Pinheiro Magalhães e entrada da rua São Caetano do Sul, na região do BNH Faria Lima, no distrito de Grajaú, extremo Sul paulistano, os moradores e transeuntes que costumam utilizar a ladeira, solicitam a colocação de um corrimão no local para melhorar o acesso, principalmente para idosos, cadeirantes, pessoas amparadas por muletas ou com algum tipo de redução da mobilidade, que necessitam descer neste ponto e seguir por este quarteirão para chegar ao Centro Especializado em Reabilitação CER IV Dr. Milton Aldred. O trajeto também recebe muitas crianças, estudantes e outros pedestres.
“Subir ou descer escadas já não é fácil. Os degraus parecem se multiplicar a cada lance e o trajeto fica ainda mais difícil quando a escada foge dos padrões recomendados ou está com o piso em mau estado, quebrado, rachado ou faltam corrimões, como nesta ladeira”, explica a moradora Nalva Maria, que frequentemente utiliza o acesso.
Para ela, só quem circula a pé pelo bairro e seus arredores sabe como é difícil para todos e todas o percurso, embora entre ruas e vielas não faltem escadarias que prometem ser um trajeto mais rápido para as pessoas chegarem aos seus destinos, aos pontos de ônibus ou ao trabalho. Entretanto, segundo Nalva, o local ficaria bem mais seguro com corrimão e melhoraria a vida de todos, evitando possíveis acidentes e grandes transtornos para o pedestre.
Por: ADRIANO MENDES
Comente Aqui