DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

ARTIGO: Letramento em Saúde, você sabe o que é?

O letramento em Saúde pode ser definido como a capacidade e habilidade do indivíduo em compreender sinais e sintomas do seu organismo, as informações sobre campanhas de saúde, entender o perigo da automedicação e, principalmente, identificar o momento necessário de procurar os serviços de Saúde, assim tomando decisões acertadas.

Esse conceito de letramento em Saúde, em tese, é considerado em indivíduos alfabetizados que possuem a habilidade de ler e entender textos, localizar e identificar efetivamente dados relacionados à sua saúde. Entretanto, a prática nos mostra que não é o suficiente o indivíduo ser alfabetizado, é necessário que ele compreenda as questões inerentes à saúde para que exerça maior controle sobre elas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o letramento em Saúde é definido como “[…] um conjunto de práticas pedagógicas e sociais, de conteúdo técnico, político e científico, que no âmbito das práticas de atenção à saúde deve ser vivenciada e compartilhada pelos trabalhadores da área, pelos setores organizados da população e consumidores de bens e serviços de Saúde.”

Entender e identificar os sinais e sintomas apresentados pelo corpo, otimiza a procura do profissional correto para que seja realizado o diagnóstico precoce. Destaco uma das grandes conquistas promovidas pelo letramento em Saúde que é a não automedicação, situação que poderia agravar muito o estado de saúde, inclusive podendo causar a morte do indivíduo.

No Brasil, diante do cenário atual de epidemia de dengue, ter o entendimento de não realizar a automedicação é de extrema importância e reflete diretamente na recuperação do indivíduo. Ademais, a automedicação nos casos de dengue hemorrágica pode levar o indivíduo ao óbito, visto que alguns medicamentos podem agravar o quadro hemorrágico.

Para disseminar o conhecimento do letramento em Saúde, ele deve ser ministrado desde o Ensino Fundamental e campanhas permanentes sobre o tema devem ser realizadas nas instituições de ensino, seja fundamental, médio ou superior.

Diante do exposto, conclui-se que o letramento em Saúde é essencial e um diferencial na atenção primária à saúde. O indivíduo que compreende as informações consegue aplicá-las no cotidiano, assim desenvolvendo o autocuidado e melhorando sua qualidade de vida e por consequência, da sociedade, sendo capaz de repassar informações seguras sobre saúde e bem-estar.

 

Dra. Michelle Werneck

(Advogada criminalista, palestrante e coordenadora de Direito Médico e da Saúde no escritório Wagner Cavalcante) – @mih_werneck  

Comente Aqui