DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Aquático SP recebe mais um barco na linha da represa Billings

Em maio passado, foi inaugurado o primeiro transporte público hidroviário da cidade de São Paulo, denominado Aquático SP, operando na represa Billings, extremo Sul paulistano, com um barco para 60 pessoas e outro com capacidade para 30 passageiros.

No dia 5 de agosto, entrou em operação na linha mais um barco com capacidade para transportar 60 pessoas e que funciona no mesmo horário dos dois primeiros, das 8h40 às 18h. A nova embarcação foi batizada de “Santo Amaro” e é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, possui espaço para fixação de cadeira de rodas, ar condicionado, tomada para carregar aparelhos telefônicos, wi-fi e banheiros, inclusive com acessibilidade.

Desde o início do Aquático SP na Billings, já foram transportados mais de 80 mil passageiros, com uma média diária de 1,5 mil usuários.

O modal faz o percurso entre os distritos de Grajaú, no bairro Cantinho do Céu, e Mar Paulista, na região da estrada do Alvarenga, em 17 minutos, ao passo que o transporte sobre rodas leva cerca de 1h20 para fazer este trajeto.

O transporte aquático continua funcionando em Operação Assistida, que vai até o final do ano, ou seja, ele permanece em fase de testes e a passagem é gratuita. No início de 2025, ela passará a custar R$ 4,40 e será integrada ao Bilhete Único.

A São Paulo Transportes (SPTrans) é a responsável pela operação do Aquático SP na represa Billings, já que a empresa Transwolff, que deveria administrar o novo modal, está sendo investigada pelo Ministério Público por suspeita de envolvimento com o crime organizado.

Diante disso, a Prefeitura assumiu o serviço, através da SPTrans, que agora opera com mais uma embarcação no trajeto entre Grajaú e Mar Paulista.

 

Colaboração:  Maju Arruda Leite – Rádio Bandeirantes

 

Comente Aqui