DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Após morte de mulher não atendida, funcionários da UBS Vargem Grande são demitidos

Três funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vargem Grande, na região de Parelheiros, zona Sul paulistana, que não atenderam uma mulher que morreu a poucos metros da unidade, foram demitidos e substituídos.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que o caso segue em apuração pelas comissões dos órgãos de classe. A pasta não explicou as funções dos funcionários demitidos.

O caso ocorreu na quarta-feira, 6 de novembro, e, segundo moradores da região, apesar de pedirem ajuda médica aos profissionais da unidade, a mulher de 68 anos não foi socorrida.

Em imagens gravadas pelos vizinhos, a mulher aparece caída no chão, desacordada, enquanto uma moça pede ajuda e denuncia a situação. “Eu fui lá e eles falaram que não podiam vir acudir a mulher. Não podiam sair do posto, não podiam fazer nada”, disse.

Um outro registro mostra uma moradora realizando uma massagem cardíaca para tentar reanimar a mulher.

Em entrevista ao G1, o gerente de saúde da UBS, Alberto Damião, disse que só soube do caso na quinta-feira. Ele também relatou ter ido ao local para receber mais informações, onde encontrou a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Quando perguntado sobre o motivo da equipe médica não ter atendido a mulher, Damião afirmou que não sabia.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirma “lamentar profundamente a perda da munícipe” e que está em curso uma apuração junto à Organização Social da Saúde (OSS) e da Associação Saúde da Família (ASF) para “verificar se foram seguidos os protocolos estabelecidos pela SMS para atendimentos de urgência e emergência”.

POPULAÇÃO PROTESTA E PICHA

Já na manhã da segunda-feira, 11 de novembro, a UBS Vargem Grande amanheceu pichada. Nas paredes externas foram escritas frases, como “a negligência custou uma vida”, “médicos incompetentes” e “mais saúde, menos negligência”.

O G1 informa que procurou a SMS para comentar o vandalismo e a pasta informou que as paredes já tinham sido pintadas.

 

Fontes:  TV Globo e G1 SP 

Comente Aqui