Consumido pelo fogo em 2017, o Mercado Municipal de Santo Amaro reabriu as portas na manhã de 12 de dezembro, com 11,5 mil metros quadrados – quase quatro vezes a metragem anterior – distribuídos em três pisos e com o número de espaços comerciais no empreendimento passando de 25 para 120, além de 37 quiosques.
Nessa primeira fase, 53 operações já estão abertas, com destaque para 19 permissionários que continuam no local desde o incêndio. O agora chamado ‘Santo Mercado’, tem opções de serviços como um grande hortifruti (o antigo “Sacolão”), salão de beleza, lotérica, caixas eletrônicos, clínica de massagem, drogaria e pet shop.
Com um investimento superior a R$ 80 milhões realizado pelo concessionário Fênix, o projeto do novo Mercado ainda contempla mais uma fase, prevista para o primeiro semestre de 2023: um rooftop com mais de 500 metros quadrados de área e vista para a represa de Guarapiranga.
Inaugurado em 1897 e desde 1961 ocupando o mesmo local, o Mercado Municipal de Santo Amaro sofreu um incêndio em 25 de setembro de 2017, que comprometeu mais de 70% de sua estrutura. O local possuía 3,6 mil metros quadrados de área construída e cerca de 25 boxes, incluindo um Sacolão e restaurantes.
Em agosto de 2019, o então prefeito Bruno Covas assinou o contrato de concessão por 25 anos do Mercado de Santo Amaro ao Consórcio Fênix que, no mesmo ano, deu início ao processo de construção, recuperação, ampliação e revitalização do empreendimento.
A reabertura do Mercado
Em sua reabertura, o Mercado Municipal de Santo Amaro recebeu um bom público logo nas primeiras horas da manhã. Entre outros, os vereadores Rodrigo Goulart e Marcelo Messias, o ex-parlamentar Antonio Goulart, o superintendente da Distrital Sul da ACSP, Antônio Souza, Rafael Rodrigues, da Subprefeitura Capela do Socorro, Pedro Baptista, 1º vice-diretor do Ciesp Distrital Sul, os conselheiros natos da Aesul, Edivan Bezerra e Juarez Amaro, e a maestrina Silvia Luisada, da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, prestigiaram a reabertura.
Em discurso aos presentes, o reverendo Aldo Quintão, da Igreja Anglicana, citou o então prefeito João Doria e o vereador Rodrigo Goulart, entre outros, que desde o primeiro momento, após o incêndio, atuaram para que os permissionários do Mercado continuassem trabalhando.
Fluxo de 120 mil pessoas
O ‘Santo Mercado’ dispõe de um bicicletário com mais de 60 vagas e área de embarque e desembarque para carros de aplicativos, além de um estacionamento rotativo pago com 160 vagas, das quais 40% são cobertas. É estimado um fluxo mensal de 120 mil pessoas.
O horário de funcionamento do ‘Santo Mercado’ é de segunda a sábado, das 7h às 22h, e domingos e feriados, das 7h às 18h. Neste Natal e Ano Novo o funcionamento será no dia 24/12, das 7h às 18h, no dia 25/12, estará fechado, no dia 31/12, das 7h às 18h, e no dia 01/01/23, estará fechado.
O endereço é rua ministro Roberto Cardoso Alves, 359, em Santo Amaro.
Comente Aqui