Tem crescido ultimamente um novo golpe que utiliza mensagens falsas dos Correios para enganar usuários e roubar informações pessoais. O número de buscas pela expressão “rastreio barrado” disparou, com um aumento de mais de 1650%, segundo dados do Google Trends.
O Site Confiável, uma plataforma gratuita que auxilia consumidores na verificação da confiabilidade de sites, revelou aproximadamente 112 URLs associadas aos termos monitorados, como “rastreio”, “correio”, “barrado” e “taxado”. Essas URLs são falsas e utilizam domínios que não terminam em .com.br .
Segundo Alessandro Fontes, co-fundador da plataforma, “esse padrão é adotado para garantir anonimato aos criminosos, permitindo a criação de sites que, em média, permanecem ativos por somente dez dias, antes de serem substituídos por novos domínios”.
Alessandro acrescenta que para se proteger, é essencial verificar a autenticidade de qualquer mensagem recebida e evitar clicar em links suspeitos.
ASSIM FUNCIONA O GOLPE
Com a popularidade crescente de compras em sites internacionais, a probabilidade de um SMS fraudulento chegar a alguém que realmente fez uma compra, é alta.
Ao receberem o SMS, muitas pessoas acreditam tratar-se de uma transação legítima. Ao pesquisarem o código de rastreamento fornecido, são redirecionadas para um site com layout idêntico ao dos Correios, onde são informadas de que precisam pagar uma taxa para liberar a entrega do pedido.
Acreditando na veracidade da mensagem, as vítimas efetuam o pagamento, resultando em prejuízo financeiro. Também há o risco de roubo de informações pessoais, em que os meliantes capturam dados sensíveis dos usuários.
Para evitar golpes de URLs falsas, desconfie de todo link recebido via SMS, pois se trata de um dos principais canais para tentativas de golpe. Mas, caso ainda fique curioso e queira saber detalhes sobre uma compra recente, o cidadão deve acessar o site oficial dos Correios.
É preciso prestar muita atenção às URLs, sempre verificando para garantir que está interagindo com o site oficial dos Correios.
Sobre este novo golpe, os Correios orientam os consumidores que verifiquem o status da compra no site oficial da instituição ou entrem em contato pela Central de Atendimento.
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