DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Agora, registros de óbito podem ser feitos digitalmente na capital

Desde o mês de julho último, por meio de uma plataforma desenvolvida pelo Operador Nacional do Registro Civil (ON-RCPN), já é possível fazer de forma digital o registro de óbito na cidade de São Paulo. O ON-RCPN é um órgão encarregado de implantar o registro civil eletrônico no Brasil.

Por meio da e.Óbito, os registros de falecimento podem ser realizados de forma online, integrando funerárias e cartórios. Através dessa plataforma, as funerárias cadastradas no sistema lançam a declaração de óbito diretamente ao Cartório de Registro Civil e, em seguida, é realizado o registro e a emissão da certidão de óbito.

O cidadão pode optar pela certidão em formato físico ou digital, sendo que neste último modelo, ele recebe a certidão diretamente por e.mail, eliminando a necessidade de deslocamento até o cartório.

Segundo Leonardo Munari, vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), “a plataforma se destaca como um marco na modernização dos serviços públicos, demonstrando o compromisso dos Cartórios de Registro Civil paulistas com o bem estar das famílias em um momento doloroso”.

Leonardo justifica isso ao fato de o procedimento se tornar mais simples, ágil e humanizado, dispensando deslocamentos desnecessários e menos transtornos para as famílias.

 

 

Comente Aqui