A Prefeitura de São Paulo aderiu à iniciativa da Unesco para integrar a Rede de Cidades Esportivas e de Desenvolvimento da América Latina, que terá o objetivo de desenvolver estratégias para incentivar o esporte e a prática de atividade física. São Paulo é, até o momento, a única cidade brasileira a fazer parte da rede criada pela Unesco.
A primeira reunião do grupo foi virtual e contou com a participação de representantes de secretarias de Esportes de doze municípios de sete países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.
Entre as atividades previstas pela Rede de Cidades Esportivas estão a realização de eventos esportivos, implementação de políticas públicas voltadas para o esporte, a criação de infraestrutura esportiva, o fomento ao turismo esportivo e a promoção da participação de grupos historicamente excluídos do acesso ao esporte, como mulheres, pessoas com deficiência e populações vulneráveis.
“Fico feliz e lisonjeado com a nossa inclusão. Isso é fruto de um longo e árduo trabalho da nossa equipe que atua diariamente para proporcionar a todos os paulistanos uma cidade cada vez melhor”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
O encontro promovido pela Unesco, realizado no final de março passado, teve a mediação do conselheiro regional de Ciências Sociais e Humanas da Unesco para a América Latina e o Caribe, Andrés Morales, que apresentou as propostas da rede à assembleia virtual.
Além de compartilhar boas práticas, desenvolver projetos conjuntos e promover a cooperação entre as cidades participantes, os objetivos da Rede são ajudar a mobilizar recursos para investimento em esporte nas prefeituras; coordenar ações conjuntas entre cidades e acordar iniciativas políticas; fortalecer as políticas esportivas e suas capacidades no desenvolvimento sustentável dos governos locais; e posicionar o esporte como elemento central no desenvolvimento sustentável dos governos locais.
Também foram estabelecidos durante a reunião os eixos temáticos das ações a serem seguidas pela Rede de Cidades Esportivas: Esporte, inclusão social e redução das desigualdades; Esporte e bem-estar físico e mental; Esporte e equidade de gênero; Medição e avaliação do impacto do esporte; e Retorno social e benefícios do investimento no esporte.
Comente Aqui