Uma das principais datas do varejo no segundo semestre, o Dia dos Pais, deve aquecer as vendas do setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDL’s do estado, neste ano, o crescimento deve ser de 5%.
Com a expectativa de saída do estado da Fase Emergencial do Plano São Paulo, os comerciantes dizem que o bom desempenho das vendas está ligada à flexibilização. Segundo a entidade, durante o período de maior restrição, o comércio perdeu cerca de 30% do faturamento.
“A data estimula a compra e com avanço na vacinação, o consumidor fica mais confiante para ir às compras”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Segundo o levantamento realizado pela federação, o consumidor está em busca de variedade, mas o setor de vestuário e calçados deve apresentar o melhor desempenho, assim como o setor de eletrônicos, que deverá ficar com uma porcentagem das vendas. A entidade afirma que, além dos pais, os avós também devem ser presenteados na data.
Mesmo com o bom desempenho do varejo no digital, a maior parte do volume de vendas vai permanecer no varejo físico. De acordo com a pesquisa, cerca de 65% dos lojistas esperam que o comércio de rua e os shoppings recebam alta demanda. Bares e restaurantes foram significativamente afetados durante as fases mais restritivas, mas com a flexibilização, também devem apresentar um cenário positivo.
O estado de São Paulo deve anunciar o fim da fase emergencial e flexibilizar as medidas de restrições a partir de 1° de agosto. Com a medida, o horário e capacidade de funcionamento devem aumentar. Com isso, a entidade varejista se mostra otimista e espera que o setor demonstre sinais de recuperação para o segundo semestre.
“Os estabelecimentos dependem do funcionamento completo e mais flexível para que a economia se estabeleça e seja possível uma retomada do setor”, finaliza Stainoff.
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