Diante de mais uma onda de calor intenso e baixa umidade do ar, a Prefeitura de São Paulo mantém ativadas as dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), que é realizada pela Prefeitura, em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp e da Defesa Civil Estadual.
As estruturas acolhem pessoas que queiram um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar, além de oferecer líquidos gelados – água, suco e chá – e frutas. As tendas também disponibilizam os bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets.
Segundo a Prefeitura, as tendas são montadas sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 32° C ou mais, conforme parâmetro histórico de análises climáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Desde o dia 20 de setembro de 2023 até o dia 21 de março passado, última vez em que as tendas estiveram ativas, a operação realizou 1.366.629 atendimentos e distribuiu um total de 3.131.435 itens, como garrafas e copos d’água, chás gelados, frutas e sucos.
A Prefeitura informa que o Plano de Contingência foi iniciado em setembro de 2023 e presta assistência a toda população que passa pelos locais em que estão montadas as estruturas, com prioridade para pessoas em condições mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua e idosos.
Para atender às pessoas em situação de rua, os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e agentes das equipes do Ampara SP também estão nas tendas, onde oferecem acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.
Na região Sul estão montadas duas tendas: Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel, bairro Vila São José).
Comente Aqui