Em 20 de março, a Prefeitura de São Paulo entregou as obras de readequação do novo Espaço Público do Aprender Social (Espaso), na Vila Mariana, zona Sul da cidade.
O local, que recebeu investimento de R$ 3,5 milhões, funciona como um centro para o desenvolvimento de competências dos trabalhadores da área socioassistencial, com mais de 20 mil profissionais qualificados desde a sua fundação, em 2003.
“Aqui é um centro de formação e treinamento dos servidores municipais da Secretaria Municipal de Assistência Social e das organizações parceiras. Nos últimos dois anos nós triplicamos o número de pessoas que passaram por capacitação, de 2 mil para 6 mil pessoas, e com essa reforma damos continuidade ao processo de incorporar ainda mais o uso da tecnologia para melhor atender a população”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
O Espaso atende nas modalidades presencial e à distância por meio de intervenções educativas, contribuindo para a qualidade na gestão das políticas sociais. Com a modernização do local, que é de propriedade municipal, o centro terá a capacidade para receber diariamente 246 alunos em seus cursos e atividades de formação.
O serviço tem dois auditórios com 80 lugares, uma sala de aula com capacidade para 20 pessoas, uma sala de reunião com capacidade para 14 pessoas e um laboratório de informática. Essas instalações permitem que o Espaso, responsável por planejar e executar as ações continuadas de formação, ofereça mais oportunidades de programas de treinamento e capacitação para os profissionais da assistência social – servidores municipais, trabalhadores de organizações parceiras ou representantes dos conselhos de direitos que compõem o Sistema Único da Assistência Social (Suas) da cidade de São Paulo.
O serviço tem como objetivo atuar no desenvolvimento de competências dos trabalhadores da área socioassistencial por meio de intervenções educativas, contribuindo para a qualidade na gestão das políticas sociais, vinculando os processos de capacitação dos trabalhadores ao desenvolvimento e de consolidação da política de assistência social da cidade.
O Espaso também apoia e promove a geração, difusão e absorção de conhecimento e tecnologia, a valorização dos trabalhadores da área social e constrói processos de avaliação e proporções para a formação dos trabalhadores da rede e das organizações parceiras.
Comente Aqui